Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

Computaçao Primitiva

Ábaco



Muitos dos modelos de computação usados hoje na aritmética elementar, tais como para a realização de multiplicações e divisões, somente surgiram no século XV. Duas dessas razões são em geral aventadas para explicar esse desenvolvimento tardio: as dificuldades intelectuais e as dificuldades materiais encontradas nesse trabalho.

Enfoquemos nossas atenções às dificuldades materiais relacionadas à escrita. Pois essas, de fato são nítidas se comparadas com a disponibilidade de ferramentas que permitem a rápida difusão do conhecimento científico do século XXI.

A escassez de materiais que possibilitassem a escrita de processos aritméticos impulsionou ao homem a criação de alternativas que naquele momento satisfizessem tais necessidades. Assim, a invenção do PAPIRO (o qual era demasiadamente valioso), pelos antigos egípcios impulsionou a inversão do PERGAMINHO, o qual era feito com peles de animais, diferentemente do papiro, pois este era feito com um junco aquático do papu.

Agora, antes e durante o Império Romano usaram-se freqüentemente tabuleiros de areia para cálculos simples e para traçados de figuras geométricas. E, obviamente, muito cedo se usaram pedras e argila para registros escritos. Então, percebemos que uma forma de contornar tais dificuldades intelectuais e materiais foi à invenção do ÁBACO, que pode ser considerado o mais antigo instrumento de computação mecânico usado pelo homem.

Texto adaptado do livro “Introdução à história da matemática” de Howard Eves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário